CALASANS JUDÔ

A equipe Calasans Camargo de Judô teve origem em 1986, com a fundação da academia, porém, as raízes se formaram na escola técnica ETEP, onde o Prof Calasans Camargo iniciou sua carreira de sensei da modalidade, em 1981. Aos 18 anos de idade, ainda como aluno da escola, Calasans fundou o ETEP Judô Clube, onde permaneceu ao formar-se como instrutor, e posteriormente, ao concluir a faculdade como professor de educação física, somando um período total de 20 anos, entre 1981 e 2001.

Neste período, as equipes de judô da ETEP e da academia competiram integradas como equipe ETEP / Calasans Camargo, pois a faixa etária dos alunos da escola era de ensino médio, assim, os atletas de todas as faixas etárias, mas principalmente infantis, eram da academia. No ano de 2005, ao encerrarem-se as atividades de judô na escola, a Academia Calasans Camargo federou-se à Federação Paulista de Judô e permanece até hoje filiada a entidade.

Mesmo sem a parceria com a entidade de ensino, o foco da equipe nunca deixou de ser o desenvolvimento do esporte formativo e educativo, também realizando um judô de alto nível, participando de eventos nacionais e internacionais.

Desde a fundação, a academia manteve um programa de bolsas de estudos destinadas a alunos de baixa renda familiar, projeto que possibilitou a muitos atletas se destacaram, não apenas esportivamente, mas também na conquista da formação profissional, em várias áreas de atividade.

Hoje a equipe tem ramificações em vários polos de treinamentos em academias, projetos sociais, e diversos outros pontos, em São José dos Campos e em outras cidades como Jacareí, Caçapava, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, São Sebastião, Paraibuna, Cruzeiro, entre outras, onde competimos integrados nos eventos competitivos, amistosos e oficias.